terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

MARINGÁ - Em dois ′arrastões′, mais de 550 toneladas de materiais são recolhidos


Mais de 250 toneladas de entulhos descartáveis foram recolhidos durante ′arrastão′ de limpeza realizado pelo Prefeitura de Maringá em bairros da zona sul da cidade no sábado. A ação se estendeu domingo para finalizar o trabalho, que envolveu centenas de servidores e dezenas de máquinas e caminhões. O segundo ′arrastão′ (o primeiro retirou 300 toneladas da zona norte) introduziu mudanças na estratégia, com a posicionamento de caçambas em terrenos públicos da região.

A ação, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, contou com a participação da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Fazenda. Agentes de controle da dengue inspecionaram cerca de 1,2 mil imóveis. Fiscais entregaram notificação a 300 proprietários de imóveis por conservação inadequada de terrenos. As atividades integram mobilização de prevenção e combate à dengue, iniciada com reunião com lideranças da sociedade organizada. Comitê foi criado para gerir as ações.


O modelo de posicionar caçambas em pontos estratégicos e estimular o cidadão a descartar materiais nesses locais funcionou, mas ainda precisa da colaboração da comunidade. “Muitos moradores colocaram um volume enorme de todo tipo de entulho nas calçadas e canteiros, contrariando nossa recomendação”, afirma Maria Ligia Guedes, diretora executiva de Serviços Públicos. Isso obrigou a continuidade do recolhimento no domingo. “Ainda estamos nas ruas”, acrescenta.


O descarte de entulhos em vias públicas sujeita o infrator a multa. “Não se trata apenas da penalidade financeira. Vivemos um momento de ação coletiva, onde todos precisam fazer a sua parte, destinando corretamente seus resíduos e cuidados dos quintais”, afirma Maria Lígia, referindo-se à dengue e a importância da prevenção. Os ′arrastões′ vão continuar, contemplando regiões específicas da cidade e os distritos.



Informações: Prefeitura de Maringá