domingo, 24 de novembro de 2019

MARINGÁ - Município e entidades trabalham na prevenção ao suicídio



Neste ano, 23 pessoas residentes em Maringá perderam a vida por suicídio. Os dados da Secretaria de Saúde mostram que apesar da peculiaridade e complexidade, o tema deve ser discutido e não negligenciado. O Município, por meio da rede de saúde mental e entidades sem fins lucrativos, trabalha na prevenção e oferece uma série de serviços para as famílias que necessitam de apoio e atendimento.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) é uma das entidades com ações preventivas. O atendimento, via telefone 188, funciona 24 horas e apoia pessoas com sofrimento psíquico. A vice coordenadora do posto de Maringá, Suzana Miranda Klein, destaca que a demanda aumenta nos finais de semana, no período noturno e principalmente em datas comemorativas como Natal e Ano Novo.

“São momentos onde as pessoas sentem mais sozinhas e precisam de alguém para dividir seu problema. Nos 116 postos de atendimento, são mais de 9 mil ligações diárias. Quem ligar para o 188 será transferido para linha desocupada de algum posto de todo o país. Embora não temos voluntários para atender 24 horas, buscamos novos, por meio de capacitações”, explica Suzana.

Os dados da Secretaria de Saúde apontam que nos últimos cinco anos, 100 pessoas residentes em Maringá perderam a vida por suicídio: 17 no ano de 2016; 27 em 2017; 33 em 2018; e 23 em 2019 (até 22 de novembro). A maioria dos casos foi do sexo masculino (76) e a faixa etária de 30 a 39 anos (27 casos), seguida de 20 a 29 anos (21 casos).


A comunidade pode buscar ajuda no complexo de saúde mental que aloca os serviços especializados em prédio próprio. Em 2017 foi inaugurado o Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) que oferece atendimento 24 horas com 12 leitos. Além de outros centros, há um específico para o público infantil.

Psicólogos das Unidades Básicas de Saúde realizam o atendimento individual e em grupo, há também o atendimento de profissionais das equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e um serviço de emergência psiquiátrica com 26 leitos no Hospital Municipal.


Maringá também se destaca por ter um comitê de prevenção e pósvenção do suicídio, reunindo a Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Infecções, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Centro de Valorização à Vida (CVV). O grupo capacita a rede de saúde pública municipal para atendimento, encaminhamento e acompanhamento de usuários e familiares, além de monitorar os dados epidemiológicos e estabelecer parcerias no âmbito público, particular e filantrópico.


Saiba mais
Secretaria de Saúde - fone: 3218-3100
Centro de Valorização à Vida (CVV) - fone: 188

Informações: Prefeitura de Maringá