segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Espetáculo musical infantil desenvolve valores e atitudes de cidadania



Hisórias Eletrizantes, peça de teatro infantil, trata da prevenção de acidentes com energia elétrica e o consumo consciente de energia e água.


Os personagens Jacuí e Maricota, vividos pelos atores Carlos Augusto de Oliveira e Renata Vicente Voltolini, levarão aos alunos do 1.º ao 5.º ano das redes municipais de ensino de Sarandi nesta quarta-feira, 21 de setembro, às 9 horas, 10 horas, 13h30 e 15 horas, na Escola Municipal Machado de Assis, um espetáculo gratuito, lúdico e bem humorado sobre assuntos sérios e importantes. Envolvendo as crianças em histórias, músicas interativas e truques de mágica, todos passeiam pela cidade fictícia de "Raiolândia" que foi paralisada no tempo por causa de acidentes com energia elétrica. O objetivo a cada parada na história é reforçar cuidados importantes para o dia a dia das crianças. Para se ter uma ideia do quanto o assunto é importante, a Copel contabilizou só na cidade de Londrina, em 2015, 234 desligamentos forçados causados por interferência de objetos estranhos na rede, atingindo 120 mil domicílios nos meses de julho e agosto, época de férias escolares.



"No decorrer do tempo, fomos vendo a importância desse trabalho. Falamos de forma mais leve, mas avisamos que acidentes com a rede elétrica podem até levar à morte, porque o objetivo é salvar vidas. No final, as crianças saem cantando a música da peça e é uma forma deles assimilarem mais facilmente os cuidados", conta o ator Carlos Augusto de Oliveira.



Durante o mês de setembro, a Associação Casa da Árvore (ACCA Cultural) levará Jacuí e Maricota em visitas às escolas de Ponta Grossa, Toledo, Mandaguari, Marialva e Sarandi. Todas as apresentações serão gratuitas e foram agendadas junto às secretarias de educação de cada município, com o objetivo de dar acesso à cultura e difundir as artes cênicas pelo Estado.



Currículo

Carlos Augusto de Oliveira (Jacuí) ator, músico, pedagogo e contador de histórias é diretor de teatro desde 2001.



Renata Vicente Voltolini (Maricota) atriz e contadora de histórias é graduada em psicologia, pedagogia, pós-graduada em arte-educação e gestão ambiental.



Carlos e Renata, co-fundadores da ACCA Cultural (2012), trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e professores.


Sobre a ACCA Cultural

A Associação Cultural Casa da Árvore surgiu em 2012 com um grupo de pessoas que desejavam transformar a arte e a cultura em algo acessível ao público. Produzindo projetos com incentivos federais e estaduais, parcerias com empresas e outras iniciativas, a ACCA Cultural pretende levar espetáculos gratuitos à população.



Histórias Eletrizantes é o primeiro projeto aprovado pela Lei Rouanet em meados de 2013 que captou incentivos junto à COPEL e FOXLUX e realizou 44 apresentações nos municípios de: Antonina, Balsa Nova, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Lapa, Morretes, Paranaguá, Piên e Tunas do Paraná. O espetáculo continua na sua segunda edição em 2016, em caráter de circulação, tendo sido contemplado no edital do Governo do Estado, Circula Paraná, com apoio da COPEL e da SANEPAR. Nesta edição já realizou espetáculos em Quatro Barras, Araucária, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Irati, Rio Azul, Mallet, Londrina, Ibiporã, Rolândia e Arapongas, e já tem novas datas marcadas relacionadas abaixo.



Serviço:

Peça de Teatro Infantil: Histórias Eletrizantes
Entrada: Gratuita
Data: 21 de setembro

Local: Sarandi - Escola Municipal Machado de Assis - Rua Américo Brasiliense, 329, Jd. Novo Panorama

Horários: 9h, 10h, 13:30 e 15h