segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

MARINGÁ - Prefeitura oferece acompanhamento à saúde da mulher nas UBS′s



Você sabia que a Prefeitura de Maringá tem projeto dedicado a saúde da mulher? É realizado, por meio da Secretaria da Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS′s). Durante o ano são realizados exames preventivos (mamografia, ultrassons, papanicolau), pré-natal e o encaminhamento para atividades e programas que contribuem para a saúde física e mental das mulheres.



Em 2019, cerca de 1800 mulheres foram atendidas pelo acompanhamento do pré-natal. Nesse atendimento são ofertados médicos, odontólogos, enfermeiras e uma equipe multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.). Após o nascimento da criança, a equipe ainda oferece suporte necessário para mãe e filho durante um ano.


No ambulatório de atendimento são realizados os exames preventivos e consultas ginecológicas. Ano passado foram realizadas mais de mil consultas na área de ginecologia e obstetrícia do ambulatório. O serviço encaminha mulheres para realização de exames preventivos para o câncer de colo de útero e mama.


Para agendar seu exame é preciso ir a UBS mais próxima, onde a enfermeira realizará o acolhimento para agendar o preventivo. Caso necessite de exames laboratoriais, é preciso agendar uma consulta médica na unidade. Além dos serviços de prevenção, são ofertados oficinas de artesanato e grupos de atividade física.

Informações: Prefeitura de Maringá