sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

MARINGÁ - Prefeitura faz mutirão com recurso próprio para cirurgias eletivas




A Prefeitura de Maringá anunciou hoje, 21, investimento de R$ 5 milhões (recursos próprios) para realizar 4,8 mil cirurgias eletivas entre março e dezembro desse ano, contemplando as especialidades de ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, infantil, urologia e geral. Anúncio foi feito pelo prefeito Ulisses Maia e o secretário de Saúde, Jair Biato, em reunião com prestadores de serviço, imprensa e representantes da sociedade civil organizada



Cirurgias serão feitas nos hospitais Municipal, Universitário (HUM), Metropolitano, de Sarandi, Santa Rita, Santa Casa e Memorial. Representantes dos estabelecimentos assinaram os contratos com prefeito, vereadores e outros. O paciente que está na fila de espera deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) atualizar cadastro. Depois ele receberá contato em sua casa indicando para ir até UBS retirar encaminhamento para hospital onde será feito procedimento. Ele passará por avaliação do caso e agendamento da cirurgia.


Secretário de Saúde, Jair Biatto, explicou que mutirão diminuirá consideravelmente fila de espera que é de pouco mais de 5 mil pacientes. Que não seria muito para uma cidade de aproximadamente 420 mil habitantes. Que essa fila não é zerada porque todos os dias há novos pedidos de cirurgias. Casos variam de complexidade e tem tempo diferente para serem feitos. Alguns dependem de verba do Ministério da Saúde, outros de verba estadual. Por exemplo, até ontem havia 53 pacientes esperando cirurgia geral e 828 para oftalmologia. Por isso, a prefeitura investirá recursos próprios para não depender de outros órgãos ou demorar mais. Também serão anunciados outros mutirões na Saúde em breve. Entre eles para consultas.


A prefeitura de Maringá melhorou serviços e atendimentos na Saúde nos últimos três anos. Somente no ano passado foram investidos R$ 192,8 milhões, representando 22,5% do orçamento, sendo que legislação determina 15%. Uma outra situação que deve melhorar a Saúde na região é que Ulisses Maia assumiu essa semana a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (CIS AMUSEP). Já são preparadas ações em conjunto com municípios.


Participaram do evento de hoje o vice-prefeito Edson Scabora, secretários e diretores municipais, vereadores Alex Chaves, Carlos Mariucci, Altamir dos Santos, Belino Bravin e William Gentil, representantes dos hospitais, convidados e imprensa.

Informações: Prefeitura de Maringá