domingo, 19 de janeiro de 2020

MARINGÁ - Semob foca ações sobre motocicletas para reduzir risco de acidente


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) faz uma serie de ações focadas nas motocicletas para reduzir riscos de acidentes e diminuir mortes envolvendo esse tipo de veículo. Desde 2005 já morreram 439 motociclistas no transito maringaense. A frota de motocicletas aumentou 4% nos últimos três anos, sendo 2.605 desse tipo de veículo a mais nas vias maringaenses no período. Hoje são 61.798 motocicletas e motonetas em Maringá. Motivo que preocupa setor de trânsito e segurança, pois a maior parte dos acidentes e mortes no trânsito envolve o segmento. Secretário da Semob, Gilberto Purpur, teve reunião ontem, 16, com representantes da categoria. Encontro abordou segurança e paz no trânsito maringaense.

Em 2016 foram registradas 20 mortes no trânsito em acidentes com motos. Em 2019 - mesmo com mais 2,6 mil motos que há três anos - foram 23 óbitos. O que representou 70% das mortes no trânsito no ano passado, que foi total de 39.


Um dos trabalhos da Semob é preventivo com educação no trânsito. Destaque é o Motovida que atendeu 119 motociclistas com 16 turmas no ano passado. São 4 horas aulas práticas e mais 4 horas teóricas. Alunos são atualizados sobre pilotagem defensiva e segurança no trânsito. Além disso há palestras, cursos, oficinas, blitze, entre outros que acabam abordando motociclistas em outras situações.

Semob também já teve dois agentes fazendo curso na fábrica da Yamaha no ano passado. Prevê outros quatro fazendo treinamento na fábrica da Honda, em São Paulo esse ano. Cursos transformam agentes em instrutores de trânsito e eles atualizam tantos servidores da Semob e Guarda Municipal, como motociclistas profissionais que trabalham como motos. Preocupação é de todos pela motocicleta ser um veículo com perfil perigoso, frente sua vulnerabilidade em relação aos automóveis.

Informações: Prefeitura de Maringá