segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

MARINGÁ - Prefeitura oferece desconto para pagamento de IPTU à vista



Pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à vista vai além de aproveitar o bom desconto de 10% que a prefeitura de Maringá oferece para quem quitar até o dia 24 de janeiro de 2020. Pagando à vista, o contribuinte "se livra" de mais um compromisso no decorrer do ano se optar por pagar parcelado. Além disso, caso escolha parcelar, ainda corre risco de atrasar e ter que pagar multa e juros conforme legislação. Com isso, além de perder desconto, ainda acaba pagando mais caro. "No ano passado, 50% dos contribuintes aproveitaram o desconto e pagaram à vista", comenta a a gerente de Tributos Imobiliários, Sonia Aparecida Tozo.

A Secretaria da Fazenda (SeFaz) estima aumentar número de pagamento à vista e arrecadar em torno de R$ 110 milhões até 24 de janeiro. Se contribuinte perder o prazo, há ainda desconto de 7% para pagar entre 25 de janeiro e 10 de fevereiro. Estimativa é arrecadar em torno de R$ 248 milhões com todo IPTU em 2020. Outro benefício que o cidadão tem é ver seu pagamento convertido em obras e serviços na cidade, já que o arrecadado é usado em investimentos na cidade.


O IPTU é cobrado sobre propriedade, terreno, casa, apartamento, entre outros. Valor é calculado numa relação entre construção, terreno e coleta de lixo. Em terrenos sem construção há relação entre área e iluminação pública. Carnês passam a ser entregues pelos Correios a partir da próxima semana. Quem não receber pode ir até a Praça de Atendimento da Prefeitura solicitar e aproveitar o desconto oferecido.


Informações: Prefeitura de Maringá