sábado, 14 de dezembro de 2019

MARINGÁ - Saúde alerta para combate intensificado à dengue


A Secretaria de Saúde alerta: redobre atenção com o mosquito da dengue. Períodos de chuva e temperatura elevada favorecem a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença. O trabalho dos agentes de controle da dengue já foi intensificado, mas você precisa fazer a sua parte. A principal forma de prevenção e combate é a conscientização.


É preciso limpar os quintais todas as semanas, para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Os principais alvos são os resíduos sólidos especialmente copos e garrafas plásticas, pratos de vasos de plantas, tinas e reservatórios de água e pneus. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.


Apesar do trabalho estratégico, agentes da dengue encontram barreiras para trabalhar como explica a gerente de zoonoses, Suelen Teixeira. “A principal dificuldade é conseguir entrar nas casas”, disse, lembrando que o mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.


Informações: Prefeitura de Maringá