sexta-feira, 22 de novembro de 2019

MARINGÁ - Estratégia Saúde da Família realiza cerca de 80 mil atendimentos mensais


A Prefeitura de Maringá busca uma cidade mais humana e acessível a cada dia. A pequena Emanuele, que nasceu há apenas sete dias, mesmo morando na zona rural, receberá atendimentos mensais de uma equipe de saúde, por meio do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os investimentos na pasta ampliaram de 76 equipes em 2017 para 80 em 2019. O objetivo é chegar a 90 equipes até 2020.

O programa realiza cerca de 80 mil atendimentos domiciliares ao mês. Cada equipe atende cerca de 4 mil pessoas. Só da área rural são 2 mil usuários. Todas as equipes são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde: 35 têm odontólogos, técnicos e auxiliares de odontologia. O objetivo da ESF é garantir acesso à população e atendimento com qualidade, tanto nas unidades de saúde, nas residências e comunidades.

“Com o programa, mesmo o usuário não indo regularmente à unidade de saúde, os profissionais vão até a comunidade. Alcançamos até mesmo os moradores das zonas rurais, que, devido a distância, podem não ir com frequência até o posto de saúde e, ainda assim, são atendidos”, explica o médico da equipe rural da ESF, Nelson Hiromichi Wakita.

Saiba mais

Gerência da Estratégia Saúde da Família, da Secretaria de Saúde (44) 3218-3143

Informações: Prefeitura de Maringá