segunda-feira, 4 de novembro de 2019

MANDAGUARI - Censo agropecuário destaca Município na produção de café e uva de mesa


O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicou no final de outubro o Censo Agropecuário, que foi realizado no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. Um levantamento feito pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mostram que o Município de Mandaguari é destaque na produção de café-grão verde arábica e de uva de mesa, ocupando lugar de destaque no ranking estadual, além da diversidade dentro da agropecuária paranaense.

No caso do café, Mandaguari ocupa a 8ª posição no Paraná, com produção de 1.877 toneladas de um produto de alta qualidade que sempre se coloca entre os melhores nos concursos regionais, estaduais e até nacionais. A surpresa para muitos foi o caso da uva de mesa que, segundo os dados do IBGE, coloca Mandaguari em décimo lugar, com produção levantada pelo censo de 278 toneladas.

Na pecuária o destaque fica por conta dos galináceos, com mais de 2,3 milhões de cabeças, o que vem aumentando por conta de novas granjas que estão seno construídas depois da instalação de um grande abatedouro no município. No caso dos bovinos são 20.772 cabeças, além de aparecerem também no levantamento os produtores de leite. Outro animal que aparece no censo e que muitos mandaguarienses desconhecem são os búfalos, com cerca de 170 cabeças. Também aparecem no levantamento: caprinos (230 cabeças), suínos (2.652), equinos (717), muares (105), ovinos (841). Patos, gansos, marrecos, perdizes e faisões somam 345 cabeças.

AGRICULTURA – Além do destaque na cafeicultura na cultura da uva de mesa, Mandaguari aprece ainda no censo na produção de cana-de-açúcar, soja, milho, trigo, feijão de cor, feijão preto, mandioca, abóbora, amendoim com casca, banana, milho forrageiro, sorgo de vassoura e cana-de-açúcar forrageira.


Ao dados detalhados estão no link: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html

Informações: Prefeitura de Mandaguari