terça-feira, 24 de setembro de 2019

MARINGÁ - Hospital Municipal realiza ação de incentivo à doação de órgãos



′Não basta querer, tem que avisar!′ é o tema da campanha nacional de doação de órgãos 2019. Para estimular a doação, o Hospital Municipal realizará na próxima sexta, 27, ação interna com servidores e pacientes, com a distribuição de materiais informativos, orientações à população, além de decoração em verde, cor tema da campanha.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes, sendo o 2º maior transplantador, atrás dos Estados Unidos. Em 2019, Maringá realizou 71 transplantes. Um único doador pode salvar inúmeras vidas.

Existem dois tipos de doadores: os vivos e os mortos. Doadores vivos podem doar um dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea. Os doadores mortos só realizar a doação se comprovada a morte encefálica e podem doar fígado, rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino delgado e tecidos, ou morte por parada cardíaca, permitindo a doação apenas de tecidos (córneas, pele, ossos, tendões e vasos sanguíneos). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.

Os órgãos são doados para pacientes que aguardam na fila de espera unificada, coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET). Se não existirem receptores compatíveis no estado ou não ser possível realizar o tipo de transplante, o órgão é ofertado à Central Nacional de Transplantes (CNT), ampliando a doação para todo país.


Saiba mais
Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal de Maringá: (44) 3221-4810

Informações: Prefeitura de Maringá