terça-feira, 24 de setembro de 2019

MANDAGUARI - Prefeitura, Câmara e IBGE começam a programar Censo 2020


Representantes da Prefeitura de Mandaguari, vereadores e integrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram  para tratar das questões do censo demográfico que será realizado em 2020.

Os técnicos do IBGE Sérgio Ricardo da Silva e Cassius de Brito explicaram como serão os trabalhos para o levantamento e processamento de dados no município e pediram a colaboração dos poderes Executivo e Legislativo durante a ação deles em Mandaguari.

O prefeito Romualdo Batista abordou a questão sobre o censo demográfico e apresentou alguns números que demostram o aumento significativo da população de Mandaguari. O município apresentou aos técnicos do IBGE dados da Copel e da Sanepar, além disso apenas três das grandes empresas do município empregam mais de 5 mil pessoas e que também serve para mostrar o aumento considerável da população.

Para o município a estimativa apresentada pelo IBGE de 34 mil moradores não representa a quantia de habitantes, uma vez que no último Censo, realizado há dez anos já era 32.658 habitantes. Sérgio Silva explicou que os censos são feitos a cada 10 anos e também como é feita a estimativa de população que ocorre entre os censos e disse ainda que por se tratar de uma estimativa com base em alguns dados levantados no passado pode haver diferença no levantamento

Para o técnico Brito, Mandaguari é referência para o IBGE por realizar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que auxilia nas estimativas do número da população, tendo em vista que muitos municípios do Paraná ainda não adotaram a prática.


Eles explicaram também a importância dos censores serem munícipes, por conhecerem melhor a região e assim conseguirem uma melhor cobertura do município. Em breve será aberto um processo seletivo para quem deseja trabalhar na coleta de dados.


Participaram da reunião o vice-prefeito, Ari Stroher, secretários municipais, o presidente da Câmara dos Vereadores, Hudson Guimarães e os vereadores Eron Barbiero, João Jorge Marques, Jocelino Tavares, Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre.

Informações: Prefeitura de Mandaguari