segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SARANDI - Pedagoga salva aluno de 7 anos que estava engasgado





Orientações do SAMU ajudaram a coordenadora pedagógica a salvar aluno de 7 anos que se engasgou durante o recreio


Na manhã desta sexta-feira (23), na Escola Municipal Padre José de Anchieta, um aluno de sete anos se engasgou com pedaço de carne durante a merenda, porém ações de prevenção realizadas pela Prefeitura de Sarandi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação evitaram o pior.

“Esta foi a primeira vez que presenciamos um caso de engasgamento na escola, foi tudo muito rápido e precisamos manter a calma, para ajudar o aluno”, conta a Diretora, Sheila Gonçalves.

A Coordenadora Pedagógica, Gisele Luciana de Jesus, estava em atividade escolar e foi solicitada para dar auxílio ao aluno. “A equipe de apoio da escola já esteva dando amparo ao menino, porém como não houve melhora me chamaram, no primeiro momento não consegui realizar a obstrução, mas devido as instruções de socorro do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante a formação pedagógica, lembrei das manobras de salvamento, a única coisa que eu pensava era em salvar a vida do aluno”.

A direção da escola chamou a equipe do SAMU para avaliar a situação. “Foi um atendimento muito emocionante, pois se não fosse a manobra Heimlich para a desobstrução das vias áreas, por mais rápido que tentamos chegar na ocorrência talvez não seria possível reverter o quadro, por isso, ficamos muito orgulhosos com os procedimentos realizados”, relatou o Diretor do SAMU, Pedro Correa.

Ações Preventivas

Projeto SAMUZINHO

Em maio deste ano, o SAMU esteve na Escola Municipal Padre José de Anchieta (onde aconteceu o fato) para apresentar pela primeira vez o “Projeto Samuzinho”. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância do trabalho realizado pelo SAMU. Além disso, os profissionais também ensinaram de forma lúdica, manobras de salvamento, para que os estudantes saibam solicitar a ajuda do SAMU, em situações de urgência e emergência.
Curso Primeiros Socorros


Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma capacitação em primeiros socorros para todos os profissionais da rede municipal, durante a formação pedagógica. O curso abordou técnicas para identificar vítimas em situações, que exijam atendimento de urgência como: parada cardiorrespiratória, infarto, engasgo, acidente vascular cerebral (AVC) entre outras possíveis ocorrências. O treinamento foi necessário devido a “Lei Lucas”. A lei Nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino.

Informações: Prefeitura de Sarandi